Campanha - Projeto Verão

Cases de Sucesso

O município de Marechal Cândido Rondon, localizado no oeste do Paraná, com o objetivo de intensificar as ações contra a dengue, por envolver questões de saúde coletiva, precisou criar uma campanha com o intuito de evitar que os números da doença aumentem de maneira desordenada, se tornando um problema endêmico.

Para a estruturação da campanha, nos apoiamos nos cuidados contra a dengue, preconizados por órgãos da saúde, que visam conscientizar a população de maneira efetiva acerca das atitudes necessárias para eliminar locais de propagação do mosquito.

É essencial que a população participe ativamente, mantendo os cuidados indispensáveis contra a doença. É preciso estar sempre em alerta com a finalidade de conservar o ambiente sempre limpo para impedir a proliferação da dengue. Tais medidas de prevenção são primordiais quando se fala em saúde coletiva, vidas preservadas e controle endêmico.

Com linguagem clara e tipografia cuidadosamente escolhida, sob o slogan “Projeto verão: o mosquito está se preparando!”, a ação que é, em certa medida, lúdica, apesar da seriedade da temática, busca conscientizar, por esse viés, todos os membros da comunidade a fim de impedir que o mosquito “treine” em seus quintais, fazendo alusão a uma academia de musculação, como mostra o ilustração usada nas peças, bem como os textos de apoio que orientam: “Não deixe que o seu quintal seja a academia perfeita para ele!” e “Água parada, nem pensar!”.

Para a campanha foram desenvolvidas peças para as seguintes mídias: rádio, jornal, portais de notícias e redes sociais.

RESULTADOS

Com resultados alcançados no município de Marechal Cândido Rondon, a partir da veiculação da campanha, é possível afirmar que os objetivos desejados foram alcançados, tendo em vista a comparação de dados divulgados em novembro/23, mês anterior à campanha, e em janeiro/24, mês após. 

No mês de novembro/23, a Secretaria de Saúde de Marechal Cândido Rondon, por meio do setor de Endemias, divulgou Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) e a cidade apresentou média de 2,1% de infestação pelo mosquito transmissor da dengue. Já nas primeiras semanas de 2024 os resultados mostraram que o município contabilizou a média de infestação de 1%.

Essa notável redução nos registros, apontados pelo órgão de saúde municipal, mostra que a comunidade aderiu à campanha redobrando os cuidados com seus quintais, conforme orientava a campanha, a fim de acabar com os focos do mosquito da dengue.

Aguarde...